Festival de Violeiros em Teresina

Os violeiros do Brasil, este ano, terão um motivo ainda mais especial para comemorar. O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, chega a sua 40ª edição. 

O evento que acontece em Teresina, será realizado de 23 a 25 de agosto, no Teatro de Arena. Ele é considerado o maior espetáculo de repente do mundo. E tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Cerca de 200 violeiros de todo o Brasil estarão em Teresina participando do evento. As apresentações tem início a partir das 19h e seguem até as 00h, todos os dias.

Este ano um dos destaques é o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca. Piauiense de Miguel Alves, ele é considerado pela crítica especializada como o maior repentista de todos os tempos e comemora seu centenário em 2013. Foi o pioneiro da fundação da Associação dos Cantadores do Nordeste. Viajou pelo Brasil fazendo campanha em favor da valorização da profissão do violeiro, principalmente nos estados do Nordeste e em São Paulo. 

Outra atração que merece destaque é a cordelista Mariana Teles, que visita Teresina pela primeira vez. A artista é pernambucana e uma das mais celebradas no gênero em todo o país. No dia 24, na Casa do Cantador, será instalada a placa da saudade em homenagem póstuma aos violeiros: Canário do Sertão, Cícero Alves, e Adroaldo Vieira, falecidos no corrente ano. 

A competição consiste nas apresentações das duplas, com novatos e veteranos. Essa, aliás, é uma característica do evento em Teresina, que dá oportunidade para todos se apresentarem. O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste é uma iniciativa da Casa do Cantador, através do seu presidente Pedro Mendes Ribeiro.

Fonte: FCMC / 2013
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTE:

Postar um comentário

Blogs

Postagens populares

Assinar Feed

Receba por e-mail nossos artigos recentes:

Seguidores