12º SALIPI - Salão do Livro do Piauí


A maior feira literária do Estado, o Salão do Livro do Piauí – Salipi começa nesta sexta-feira, 30 de maio e segue até o domingo, 08 de junho. Este ano o Salipi será realizado no campus da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina, no Espaço Cultural Rosa dos Ventos. ” É um espaço voltado para o estudo e propício a leitura, com amplo estacionamento, rede hoteleira e alimentícia próxima, proteção contra chuvas e atendimento médico hospitalar “, destaca uma das organizadoras do evento, Jasmine Malta.

A montagem dos stands já teve início e em breve a área estará pronta para receber as centenas de pessoas esperadas pela Fundação Quixote , entidade organizadora do evento. Na programação, além de palestras, acontecerão ainda apresentações musicais, atividades para o público infantil e exposição. A abertura acontece às 19h, no Cine Teatro da Universidade e contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Ufpi.

As apresentações musicais serão realizadas no Espaço Cultural Noé Mendes com o palco Marcus Peixoto, a partir das 18h30. O 12º Salipi que tem como tema ” Quem não lê não vê ” , homenageia o Teatrólogo José Gomes Campos e lembrará ainda o centenário de morte de Augusto do Anjos.

(clique na imagem para ampliar)

17º Seminário Língua Viva
Palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas integram a programação do 17º Seminário Língua Viva, que acontece paralelo ao Salão do Livro, no Cine Teatro da UFPI. O seminário consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.



O Bate-Papo Literário, mediado pelo professor Luiz Romero, com a participação de entrevistadores convidados, é a vitrine do Salão do Livro do Piauí. Trata-se do espaço destinado aos lançamentos de livros e aos bate-papos com escritores consagrados e principiantes, que falam de suas produções e de cultura em geral. É no espaço do Bate-Papo Literário que acontecem os saraus, recitais, debates culturais, os “Diálogos Poéticos” e shows musicais intimistas com artistas da terra. Toda a programação é transmitida pela Rádio Antares e outros meios de comunicação.

(clique na imagem para ampliar)

Circo das Letras

Com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e incentivar o hábito da leitura para a formação de novos leitores, o Circo das Letras é instalado próximo à entrada principal do evento. Há ainda o Espaço Criança Liz Medeiros, com diversas atividades lúdicas, oficinas de arte, contadores de história, teatro de bonecos, sala de leitura, etc. O Circo das Letras e o Espaço Criança ocorrem em parceria com artistas locais, oferecendo entretenimento aliado à informação educacional, cuidadosamente planejado para este público especial, com as seguintes atrações: palhaços, malabaristas, cantores, saraus, músicos e corais infantis, contadores de história, mamulengueiros, oficinas de desenho, pintura, massinha, peças teatrais, dança e ainda outras atividades.

Shows


(Clique na imagem para ampliar)


IX Concurso Jovens Escritores

Todo grande escritor começa a mostrar seu talento quando ainda é uma criança. É nosso papel incentivar esses talentos e ajudar a descobrir novos escritores. É assim que a gente vai formar a próxima geração da literatura brasileira. Incentive seu filho a participar do Concurso Jovens Escritores. A participação é gratuita e ainda tem um montão de prêmios. No final, os melhores trabalhos são imortalizados numa edição especial do Jornal O DIA. É inesquecível!

Realizado pelo Sistema ODIA de Comunicação, em parceria com a Fundação Quixote, o Concurso Jovens Escritores receberá produções de estudantes a partir do 1° ano do Ensino Fundamental, até o 3° ano do Ensino Médio, com as possibilidades de trabalhar diversos eixos dentro do tema central proposto.

O objetivo principal do concurso é estimular a escrita como um hábito a ser executado durante toda a vida, independente da escolaridade. 

A comissão de avaliação julgará as produções de acordo com a coerência textual e desenvolvimento temático, considerando as características e evolução do gênero. Nestes quase 10 anos de realização do concurso, o Sistema ODIA de Comunicação se orgulha do seu papel em fomentar a leitura e a escrita, eixos-base para a realização do certame.

RESULTADO: Dia 7 de Junho no Salipi.

Fonte: Salipi
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTE:

Postar um comentário

Blogs

Postagens populares

Assinar Feed

Receba por e-mail nossos artigos recentes:

Seguidores