Casa da Cultura celebra os 70 anos de Torquato Neto

Se estivesse vivo, Torquato Neto estaria completando, em 2014, 70 anos de vida. Para comemorar a data de uma forma interessante, será aberta no dia 4 de novembro, na Casa da Cultura, a Ocupação Visual Torquato Neto, um evento que compreende exposição, palestras, mostra de filme, mini curso, saraus, apresentações musicais e projeções de live image.

Segundo Guga Carvalho, organizador do evento, Torquato Neto, apesar de ser mais conhecido como um dos pensadores do Tropicalismo, como jornalista e poeta, experimentou também algumas outras frentes, como a poesia visual e o cinema de cunho mais experimental. “E é justamente essa faceta torquatiana, menos conhecida, o fio condutor para pensar aquilo que chamamos de Ocupação Visual Torquato Neto, dias seguidos com atividades em torno desse assunto”, explica.

No dia 4 de novembro será aberta a exposição com um nome bastante inusitado: “Ritual de Passagem ou o Balão de Ensaio ou simplesmente a Inquietação Visual [de Torquato Neto]”. Com poesias visuais de Torquato Neto, a exposição fica na Casa da Cultura até dia 13 de dezembro. “Teresina deve muito a Torquato. Estamos começando a aproximá-lo das novas gerações e dos artistas visuais”, ressalta Guga.

A exposição abre com uma apresentação que promete ser bastante comentada, uma espécie de sarau tecnológico com poesia, música eletrônica e projeções em videomapping, feitas, respectivamente, pelo poeta Thiago E, pelo DJ Iegor Rainer e pelo VJ Jell Carone.

Já no dia 5 de novembro, às 17h30, haverá a exibição do filme “Terror da Vermelha”, seguido de um conversa com o montador dessa película, Carlos Galvão. Na quinta e sexta, de 16h às 18h, haverá minicurso de Poesia Visual com Viriato Campelo, que abordará a poesia visual de Torquato, dos concretistas e hoje em dia. As inscrições são grátis. 

No sábado, dia 8 de novembro, das 20h até meia noite, uma turma de jovens artistas visuais da cidade comandará uma espécie de celebração de aniversário: Lise Mariane, Danilo Drummond, Carolina Carreiro, Kelson Fontinele, Dan Bandeira e Anna Raquel, vão fazer uma intervenção artística se apropriando do roteiro “Vida, Paixão e Banana”, do Tropicalismo de Torquato Neto. Além dessa intervenção, haverá um set de live image do VJ Narcísio Sousa - Má Compania e do DJ Mirton de Paula.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A Casa da Cultura de Teresina fica na Praça Saraiva e abre de segunda a sexta, das 8h as 17h30 e sábado das 9h as 13h.

Fonte: Portal PMT
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTE:

Postar um comentário

Blogs

Postagens populares

Assinar Feed

Receba por e-mail nossos artigos recentes:

Seguidores